domingo, 16 de março de 2014

'' JUVENTUDE DE CRISTO ''

144 jovens participam no ceará de musica sacra


140 jovens do Ceará participam de recital de música sacra
Enquanto a música gospel ganha cada vez mais espaço no mercado fonográfico brasileiro com artistas e bandas tocando ritmos populares, 140 jovens de várias cidades do Ceará e até de fora do País se reúnem em Fortaleza para um curso sobre música sacra. Ao final do evento, será apresentado um recital aberto para o público.

Participantes tiveram aulas de teoria musical e prática com diversos instrumentos Foto: Tuno Vieira

Esta já é a quarta edição do Louvor em Harmonia, que tem o objetivo de incentivar a música de qualidade nas igrejas, além de ser uma iniciativa para valorizar a música sacra, que tanto influenciou a cultura ocidental na época do Renascimento. "Nossa intenção é difundir a música sacra nas igrejas. A ideia é combater as músicas que servem puramente como entretenimento", explicou um dos organizadores, Bruno Leonardo.

Segundo ele, a música nas igrejas deve ter como foco a adoração a Deus. "A verdade é que hoje muitas instituições eclesiásticas perderam o foco da música congregacional", avalia.

A maioria dos 140 participantes do evento são de Fortaleza e do Cariri, no Ceará, mas há também pessoas de outros países, como as irmãs argentinas Andréa, Jéssica e Cynthia Lopez. Elas tocam flauta transversal, violino e piano, respectivamente, e irão lançar o primeiro CD amanhã, durante o recital.

As aulas do curso são de teoria musical e práticas, com instrumentos como violino, piano, viola, flauta transversal, cello sino e baixo, além de um coral. O evento conta com palestras sobre adoração com o pastor norte-americano Daniel Bennett, músico com formação na área de Bíblia e Música no Appalachian Bible College.